top of page

Dom Quixote

  • Foto do escritor: naspontasdospes
    naspontasdospes
  • 26 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

The Royal Ballet - Marianela Nuñez

Olá bailarinos e bailarinas,


tudo bom com vocês? Bom espero que sim, hoje vamos falar sobre o ballet de repertório Dom Quixote. Aproveitem a leitura!



Dom Quixote estreou em 26 de Dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi pelo Ballet Imperial com coreografia de Marius Petipa e Alexander Gorsky.

Papéis principais dançados por Anna Sobeshenskaya (Kitri) e Sergei Sokolov (Basilio).


Não é nada fácil transformar uma história em um ballet, porem Miguel de Cervantes usa tais elementos em Dom Quixote que dão oportunidade para prolongar os espetáculo. É um conto de heroísmo, romance e ilusão, o que nos leva a achá-lo um grande balé mesmo sem nunca antes termos assistido.

A característica fundamental do espetáculo são os traços hispânicos, com seus animados cavaleiros e espevitadas signoritas, que vão totalmente ao contrário da política de seu país de origem, a União Soviética.


Os ares e o fogo espanhol atraíram Marius Petipa a coreografar este balé. E desde então ele tem atráido a qualquer bailarino. Comumente, esse tipo de dança não é para as pessoas que gostam de posar enquanto dançam, pois tem um ritmo mais solto e descontraído. Petipa importou o estilo espanhol e é ele que o mantém de pé até hoje.

A maior parte do fogo deste ballet está concentrado no principal pas-de-deux. Os bailarinos dançam e mostram a sensualidade, uma característica rara no mundo do balé, e assim pode-se medir a capacidade de um grande ator.


PERSONAGENS


Dom Quixote

Sancho Pança

O Balharee Sansão Carrasco

Antonina

Lourenço, estaleiro

Kitri, sua filha

Gamache

Basílio, um barbeiro

Um Chefe Cigano

Graciosa, sua filha

Aldeões, toureiros, ciganos, fadas, Etc.

PRÓLOGO


Levado pela visão de Dulcinéia, Dom Quixote começa sua aventura ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Panza.


ATO I


Marianela Nuñez - 1º Ato

Sevilha. Kitri, a filha de Lorenzo, está apaixonada por Basilio, mas decobre que seu pai quer casá-la com Gamache, um nobre. Dom Quixote e Sancho Panza entram na vila,

provocando grande comoção. Ao olhar para Kitri, Dom Quixote pensa que achou sua Dulcinéia. Movidos pela idéia do casamento arranjado, Kitri e Basilio, aconselhados por Espada e Mercedes, decidem seguir Dom Quixote e Sancho Panza. Gamache e Lorenzo perseguem o casal.

ATO II - CENA I


Acampamento cigano. Dom Quixote e Sancho Panza descobrem o casal fugitivo em um amigável acampamento cigano. Todos estão inspirados pelo clima de romance da noite. A visão de Dulcinéia aparece novamente para Dom Quixote, que percebe que Kitri não é sua idealizada, e que pertence a Basilio. De repente o vento ganha ímpeto. Dom Quixote então ataca os moinhos de vento, pensando que são gigantes ameaçando a segurança de Dulcinéia. Se sentindo miserável, ele cai em sono profundo.





ATO II - CENA II


O sonho. Dom Quixote tem um sonho encantado com belas moças, onde a imagem de Kitri simboliza sua Dulcinéia.






ATO II - CENA III


É Aurora. Lorenzo e Gamache interrompem o sonho de Dom Quixote. Simpatizante do amor do jovem casal, Dom Quixote diz o caminho errado para os homens.




ATO II - CENA IV


A taverna. Finalmente descoberta, Kitri é forçada por Lorenzo a aceitar o casamento

com Gamache. O frustrado Basilio comete ‘suicídio’. Sem saber da farsa, Kitri implora que Dom Quixote convença Lorenzo a desposar o ‘cadáver’. Então Basilio ‘ressucita’. Kitri

vai se arrumar para o casamento enquanto Dom Quixote e Basilio agradecem Lorenzo e Gamache por terem aceitado o inevitável.


ATO III



O casamento. A vila celebra o matrimônio. Dom Quixote congratula o casal, dá um caloroso adeus e continua suas aventuras.




Espero que tenham gostado,

Até o próximo post,

Beijos!








Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page