top of page

O Lago dos Cisnes

  • Foto do escritor: naspontasdospes
    naspontasdospes
  • 30 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura


Olá bailarinos e bailarinas,


tudo bom com vocês? Bom espero que sim, quero pedir mil desculpas por não postar nada esse final de semana, pois eu tive algumas outras coisa para fazer e acabei ficando sem tempo. Mas voltando, o tema de hoje será um dos balés mais famosos, se não for o mais famoso, o maravilhoso O Lago dos Cisnes!


O “Lago dos Cisnes” é uma das peças mais marcantes do ballet clássico mundial. O Teatro Bolshoi, de Moscou, estreou o espetáculo em 1877, com a coreografia elaborada por Julius Reisinger a partir de uma composição encomendada a Tchaikovsky — autor de outras obras de impacto na história do ballet, como o “O Quebra Nozes” (1892).

Uma das razões de tamanho sucesso é a capacidade da montagem em articular a

fantástica melodia elaborada por Tchaikovsky com dança e interpretação dos bailarinos em um nível de excelência excepcional.

Porém, o curioso é que a primeira versão da peça foi um fracasso de público. “O Lago dos Cisnes” só se tornaria uma referência para o ballet clássico a partir de uma segunda montagem, encenada em São Petersburgo em 1895, depois da morte de Tchaikovsky, com nova coreografia, elaborada por Marius Petipa e Lev Ivanov.


Sinopse

Ato I


No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha

oferece ao filho como presente um Baile e pede-lhe que, no dia seguinte, escolha uma

esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.


Ato II


O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina.

Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser liberta por um homem que a ame. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago. Odette lembra a Siegfrid do baile e o príncipe pede sua presença. Ela lembra que Rothbart fará de tudo para impedi-la mas que ela fará o possível para estar presente em sua festa.


Ato III


Dia do baile: Entram os convidados e os representantes de cada países, Hungria, Espanhola. As princesas são anunciadas por danças caraterizadas de seus países,

porém Siegfried espera ansiosamente sua amada Odette. Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer na filha do cavalheiro a sua amada Odette, mas, na realidade, os dois personagens são o mago Rothbart e sua filha, Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.


Ato IV


Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa, que é destroçada pela


decisão do príncipe, aceitando a sua má sorte. Nesse momento, surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Ela perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. Nesse momento, aparece o mago Rothbart e tenta matar Odette. O príncipe corta as asas de Rothbart fazendo com que ele perca seus poderes, e tendo renovado seus votos de amor, se casa com Odette.


Então pessoal hoje eu termino por aqui, espero que vocês tenham gostado. Talvez eu mude o horário de postagem, qualquer mudança eu irei avisar pela minha página lá no facebook (https://www.facebook.com/JenniferSilvaCon/?ref=bookmarks), então fiquem de olho lá!







Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page