top of page

O Quebra - Nozes

  • Foto do escritor: naspontasdospes
    naspontasdospes
  • 25 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

Olá bailarinos e bailarinas,


Hoje vim falar um pouco sobre o ballet de repertório O Quebra - Nozes.


Esse ballet é um dos três balés que Tchaikovsky compos. Sua estréia aconteceu no dia 17 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. A história se baseia no conto infantil de Alexandre Dumas O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos. Devido o seu tema, esse ballet é tradicionalmente encenado na época natalina. O Quebra Nozes é dividido em dois atos.


PRÓLOGO


Véspera de Natal em uma pequena cidade alemã. Está anoitecendo. As crianças fazem batalha de bolas de neve, andam de trenó, tentam imitar os adultos e esperam pelas festas natalinas.


PRIMEIRO ATO

Clara, Fritz e seus amigos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense das

crianças. Ele distribui presentes para todos, e reserva à afilhada uma dádiva especial, um quebra-nozes, que deixa a garota encantada. O boneco traja uniforme de soldado, e chama a atenção de Fritz.

O menino logo arrebata o brinquedo da irmã e, desajeitado, o quebra, deixando Clara desolada. Nem a neve, que confere um ar mágico a esta noite, é capaz de consolar a pequena. Mesmo assim seu padrinho lhe garante que tudo será resolvido. A festa chega ao final e os convidados vão para suas casas.

Clara também vai dormir, mas subitamente ela desperta e percebe que seu Quebra-Nozes encantado agora adquiriu vida própria. Mas a alegria não dura muito; de todas as partes surgem ratos terríveis, liderados pelo Rei dos Ratos. O brinquedo animado imediatamente enfrenta este exército, defendendo a menina. Os animais são derrotados e levam embora o rei ferido.



Logo depois um antigo encanto se rompe e o Quebra-Nozes vira um príncipe, que parte ao lado de sua nova amiga, viajando por uma paisagem mágica, a Terra da Neve, na qual se deparam com flocos de neve que bailam.


SEGUNDO ATO


Enfim chegam na Terra dos Doces, sendo recepcionados pela Fada Açucarada e seus

companheiros, Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipans, Mamãe Bombom e seus polichinelos,  e Gotas de Orvalho com suas Guirlandas de Flores.



Neste reino encantado o outrora Quebra-Nozes narra suas desventuras; ele e Clara são recompensados ao fim da história, com diversas delícias oferecidas pelos simpáticos personagens. A Fada Açucarada e o seu principe também dançam para os dois.




No final, Clara desperta e então se dá conta de que tudo não passou de um sonho. Mas os feitos extraordinários vividos nesta Noite de Natal, mesmo no universo da

imaginação, permanecerão para sempre em sua memória.





É isso meus amores, mais uma vez espero que vocês tenham gostado, terão várias balés de repertório aqui no blog, então fiquem ligados para não perderem nada!


Até o próximo post,

Beijos!









Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page